resep masakan >resep masakan Adi Sucipto News and Entertainment delicious recipe berita bola jual obral pojok game recept puncak pass cita rasa catering anjing dijual

Responsável
Ana Priscilla Barbosa de Lucena

Referência
Niterói, Universidade Federal Fluminense, Departamento de História

ISSN
1413-7704

Disponibilidade em meio eletrônico
http://www.historia.uff.br/tempo/site/
(acesso livre)

CARDOSO, José Luís e CUNHA, Alexandre Mendes. Discurso econômico e política colonial no Império Luso-Brasileiro (1750-1808), p.65-88.

O artigo reflete sobre a ação política do marquês de Pombal e de Dom Rodrigo de Souza Coutinho, comparando o conjunto de suas orientações no campo econômico e colocando em perspectiva a questão geral do reformismo ilustrado no mundo ibérico. A ambição geral é a discussão de diferentes percursos no plano da história das ideias no século XVIII, mapeando o quadro de influências ao discurso econômico e político dedicado à concepção e execução das reformas, com destaque para a preocupação com o papel das colônias (o Brasil, essencialmente) na dinâmica econômica portuguesa ao longo da segunda metade do século XVIII.

Palavras-chave: Reformismo Ilustrado; política colonial; Império Luso-brasileiro

FERREIRA, Fátima Sá e Melo. O conceito de ordem em Portugal (séculos XVIII e XIX), p.21-34.

Destinado ao volume 2 do Diccionario político y social del mundo iberoamericano, dirigido por Fernández Sebastián (2011), este artigo segue a chamada história dos conceitos de Koselleck e colaboradores, a fim de examinar o conceito de ordem em Portugal, desde a concepção herdada da sociedade de Antigo Regime, passando pelas vicissitudes do liberalismo oitocentista, até os primeiros sinais das ideias socialistas.

Palavras-chave: ordem; política; liberalismo

MARTINS, William de Souza. O púlpito em defesa do Antigo Regime: a oratória franciscana na Corte joanina (1808-1821), p.117-144.

O artigo considera a produção oratória de cinco frades franciscanos que atuaram no Rio de Janeiro: Antônio de Santa Úrsula Rodovalho, Francisco do Monte Alverne, Francisco de São Carlos, Francisco de Santa Teresa de Jesus Sampaio e Joaquim de São José. Sob a perspectiva da linguagem religiosa que representam, os sermões dos pregadores régios referidos são analisados em particular do ponto de vista das alegorias a que recorrem e da técnica da tipologia que evidenciam a respeito do poder.

Palavras-chave: sermões do período Joanino (1808-1821); Ordem de São Francisco; pregadores; oratória sagrada; História

PEREIRA, Walter Luiz Carneiro de Mattos. José Gonçalves da Silva: traficante e tráfico de escravos no litoral norte da Província do Rio de Janeiro, depois da lei de 1850, p.285-312.

O artigo apresenta a trajetória de José Gonçalves da Silva, submetido ao confisco de parte dos seus bens depois da lei de setembro de 1850. Operando pela micro-história, sem desprezar os contornos do tráfico atlântico e do capital mercantil, esperamos ampliar as visões sobre o comércio ilegal de africanos e seus agentes, tema ainda pouco explorado na historiografia brasileira.

Palavras-chave: Brasil Império; Rio de Janeiro; tráfico ilegal de escravos

WEHLING, Arno e WEHLING, Maria José. Soberania sem Independência: aspectos do discurso político e jurídico na proclamação do Reino Unido, p.89-116.

Análise de aspectos do discurso político e jurídico no processo de criação do Reino Unido, considerando o momento de transição do Antigo Regime para a era constitucional, inclusive no que diz respeito à imprecisão conceitual do vocabulário empregado. Destacam-se como principais questões a passagem da condição de Estado a reino, a nova organização do corpo político e da sociedade civil, o predomínio da lei, a naturalidade e os direitos civis e políticos dos cidadãos, “portugueses de ambos os hemisférios”, e o temor manifestado ante a revolução moral e a revolução popular.

Palavras-chave: Reino Unido; soberania; Independência