• Antes de submeter o seu texto, verifique se o mesmo segue rigorosamente as normas de publicação da revista, clicando aqui ou no menu “normas de publicação”, ao lado esquerdo.

  • Só é possível enviar contribuições pelo sistema eletrônico. Para isso é necessário estar cadastrado e dispor de um login e senha. Para aqueles que estão mandando sua produção pela primeira vez, recomenda-se a leitura de todo este texto antes de efetuar o cadastro.

 

 

Para efetuar o Cadastro

  • Clique no menu usuário, ao lado esquerdo da tela.

  • Clique no link “Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema”

  • Complete todos os dados perguntados no perfil, inclusive o resumo da biografia. Ao final do formulário do perfil, habilite-se como leitor, avaliador e autor.

 

 

Para submeter um texto

 

Passo 1 – Iniciando a submissão

  • Após completar o formulário do perfil, o autor será enviado para a página do usuário. Para aqueles que já possuem login e senha, basta informá-las logo após clicar no menu usuário, ao lado esquerdo da tela.

  • Na página do usuário, clique em autor.

  • Na página seguinte, clique no link logo abaixo do título “Iniciar nova submissão”.

  • Na página seguinte, o autor deve escolher a seção para a qual está enviando seu texto (artigos, resenhas ou fórum).

  • Na seqüência, deve confirmar se o seu texto está de acordo com as normas de publicação da revista.

 

Passo 2 – Enviando o texto (arquivo principal)

  • Após concluir o processo anterior, o autor será encaminhado para a página “transferência do manuscrito”. Deve-se seguir todas as instruções disponíveis na tela, anexando-se o texto que se deseja submeter. As imagens, bem como outros dados que devem ser mandados em arquivos separados, serão anexados posteriormente, tal como explicado abaixo (Passo 4).

 

Passo 3 – Inclusão de metadados

  • Na página seguinte é possível incluir outros autores, além do que está enviando o arquivo. Para isso basta clicar no botão “incluir autor”, abaixo dos dados do proponente principal.

  • Preencha, em inglês e português, o título do trabalho, resumo e palavras chaves.

  • Também é possível preencher aqui a agência financiadora da pesquisa, se houver.

 

Passo 4 – Enviando arquivos complementares

  • Nessa etapa, “transferência de documentos suplementares”, será possível enviar outros arquivos, além do texto principal. Como as normas de publicação exigem que as imagens sejam enviadas em arquivos separados do texto, será nessa etapa que estes documentos serão anexados.

 

 

Passo 5 – Confirmando submissão

  • Na página seguinte, o autor deve conferir os dados e confirmar a submissão. Em seguida, o proponente receberá uma mensagem no e-mail cadastrado confirmando o envio do texto.

 

 

 

Etapas seguintes para publicação

 

  • O autor receberá comunicados através do e-mail cadastrado, dando conta do resultado dos pareceres que definirão o aceite do trabalho para publicação. Veja aqui o nosso “Sistema de Avaliação por Pares” ou através do menu “Normas de Publicação”, ao lado esquerdo da tela.